terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lei dos rendimentos decrescentes

   A Lei dos Rendimentos Decrescentes é uma teoria que expressa a relação económica da utilização de unidades adicionais de trabalho.
   Segundo a lei, Ceteris paribus, o produto marginal de um fator de produção reduzirar-se-á conforme o aumento da quantidade utilizada desse factor.
   Isso equivale a dizer que quando se utilizam unidades adicionais de trabalho a produção total aumenta, mas a partir de um certo ponto a produção marginal tende a decrescer devido a utilização de fatores menos produtivos (eficientes) para atender uma procura crescente.
   Uma definição que podemos utilizar para LEI DOS RENDIMENTOS MARGINAIS DECRESCENTES: Esta lei afirma que o produto marginal de um insumo de produção diminui à medida que a utilização do insumo aumenta, quando a quantidade dos outros fatores de produção (insumos) se mantém constante. Outra definição: Quanto mais unidades de um insumo são utilizadas, num dado período de tempo, com quantidades fixadas de outro insumo, mais o produto marginal do insumo variável passa a declinar, após um certo ponto.
   "Também conhecida por lei das proporções variáveis ou lei da produtividade marginal decrescente, a lei dos rendimentos decrescentes pode ser entendida da seguinte maneira: aumentando-se a quantidade de um fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção, a princípio, crescerá a taxas crescentes; a seguir, após certa quantidade utilizada do fator variável, passará a crescer a taxas decrescentes; continuando o aumento da utilização do fator variável, a produção decrescerá. Um exemplo, é o aumento do número de trabalhadores em uma certa extensão de terra. Numa primeira fase a produção aumenta, mas logo se chega a um estado de nenhum aumento na produção, devido ao excesso de trabalhadores em relação à extensão de terra que não aumentou".
 
 
Henrique Duarte N.º19

10 comentários:

  1. Blog bem explicativo. Me ajudou muito, pois sou caloura em administração.
    também criei um blog, que me ajuda a estudar.
    injecaocerebral.blogspot,com

    ResponderEliminar
  2. Artigo bem esclarecedor, porém o nome do blog é Economia para Todos. Como uma pessoa leiga poderia saber, apenas com a visualização desse artigo, o significado da expressão utilizada pelos cientistas gerenciais "Ceteris paribus", por exemplo? Sugiro uma linguagem menos técnica para explicação de teorias econômicas para a grande massa ou a alteração do nome do blog.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uai, claro que não. Sou calouro de contábeis, ou seja, sou leigo em Economia. Mas se alguém chegou a estudar a Lei dos rendimentos decrescentes, provavelmente está estudando Microeconomia, onde a expressão ceteris paribus é muito importante, logo, é preciso ser usada para que os leitores, e ou, estudantes se habtuem.
      E por fim, já existe Google né amigão.

      Eliminar
  3. Obrigado pelo blog ,, me ajudou nos meus trabalhos

    ResponderEliminar
  4. Blog, muito explicativo e interessante,sou calouro em ciências contábeis e as informações presentes no seu blog, acrescentaram muito pra mim no que tange a lei dos rendimentos decrescentes.

    Sou grato, por existir pessoas que disponibilizam um pouco do seu tempo, para criar pontes de conhecimento com outras pessoas como você o fez.

    ResponderEliminar
  5. como chega ao valor de produtividade marginal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o 1° é - depois vc pega os valores de PT e subtrai de baixo para cima,por exemplo, 50000-40000=10000; 62000-50000=12000; 71000-62000=9000 e assim por diante

      Eliminar